Grupo espanhol demonstra interesse na SAF do Juventude
-
2 dias atrás
Em mais um passo para garantir os direitos de mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Bento Gonçalves conta com espaço de abrigamento emergencial para mulheres. O serviço é acionado pela rede de atenção à mulher.
O equipamento funciona em uma ação da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi fornecendo espaço de acolhimento com quarto, banheiro e cozinha para a mulher vítima de violência que não tenha para onde ir no momento em que estiver fazendo registro de ocorrência na delegacia. Ela permanece no local até o deferimento da medida protetiva.
Para a Coordenadora do Revivi Patrícia Da Rold o espaço amplia a rede de proteção à mulher vítima de violência e se agrega ao trabalho já realizado. Para ela, o tema precisa ser sempre debatido e a informação levada para todos os públicos. “Nos últimos dias, o Estado registrou nove feminicídios, um deles aqui na nossa cidade. E isso demonstra que precisamos ampliar as formas de prevenção pela rede de proteção, de acesso a essas mulheres. Nesse sentido, o Centro Revivi sempre realiza ações de conscientização nas escolas, indústrias, comércio, igreja. É preciso todo o esforço para parar o ciclo da violência”.
Para o secretário Eduardo Virissimo “é mais um passo em defesa e para dar condições dignas de abrigamento para a mulher vítima de violência ou que necessite de um espaço para ficar quando há o risco de voltar para casa”, disse.
Para a segurança das mulheres, o endereço do local não será divulgado, sendo acessado diretamente pelos órgãos de segurança.
Sala Lilás
O Município já conta com a Sala Lilás, localizada na UPA 24h, destinada ao atendimento médico à mulher vítima de violência.
O espaço pode ser acessado pela busca espontânea ou acompanhada pelo Centro Revivi, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou Brigada Militar. Após o atendimento, o médico emite um comunicado de suspeita de violência à mulher para a rede de proteção.
Canais de denúncia
Emergência 190
Disque denúncia 180
Guarda Civil Municipal 153
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher 3454.2899
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento 3452.3200
Patrulha Maria da Penha (54) 98423.2155 Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi 3055.7420 ou (54) 99132.8148
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto Sedes