• Home › notícias › Geral

No CIC-BG, secretário Ernani Polo detalha ações para desenvolvimento socioeconômico do Estado

Palestra ocorreu na manhã de segunda-feira (05) na sede da entidade

  1. Publicado em 07/05/2025
No CIC-BG, secretário Ernani Polo detalha ações para desenvolvimento socioeconômico do Estado

Do relato do cenário desafiador registrado no Rio Grande do Sul a uma mensagem de otimismo com relação ao potencial de desenvolvimento socioeconômico do Estado, o secretário Ernani Polo compartilhou detalhes do plano de ações propostas pelo governo para estimular o progresso gaúcho. O titular da pasta estadual do Desenvolvimento Econômico esteve no Centro da Indústria, Comércio e Serviços na manhã de segunda-feira (05) para uma palestra focada na apresentação de dados e perspectivas.

"Temos metas de crescimento até 2030 com indicadores como crescimento do PIB na casa dos 3%, além de crescimento do PIB per capita de 21% e aumento da produtividade do Estado em 20%. Para tal, é importante entendermos esse plano como sendo do Estado do Rio Grande do Sul, um movimento que precisa ser abraçado por todos – do governo à sociedade – para que possamos alcançar os resultados propostos", destacou Polo.

O Plano de Desenvolvimento Econômico tem cinco prioridades estratégicas: Capital Humano, Inovação, Ambientes de negócios; Infraestrutura e Recursos Naturais. Desses habilitadores derivam 12 alavancas, traduzidas em 41 iniciativas. Nesse contexto, Polo também destacou o programa 'Investe.RS', que foca nas diretrizes e setores priorizados no Plano de Desenvolvimento visando a atração de investimentos para o Estado e a promoção comercial dos produtos gaúchos no Brasil e no mundo. O objetivo macro é impulsionar investimentos no Estado a partir de uma série de ferramentas de inteligência, organizadas e disponibilizadas para atrair novos negócios. "O Estado tem diversas ilhas de excelência, entre elas a Serra gaúcha, região com vocação empreendedora e com pessoas com visão de futuro, lideranças que implementam projetos bem-sucedidos e que ajudam a sustentar nosso otimismo com relação ao futuro gaúcho", disse. Mais detalhes sobre o documento e suas propostas podem ser conhecidos pelo site planoriogrande.rs.gov.br/desenvolvimento

Galeria de fotos