Juventude anuncia o técnico Thiago Carpini para a sequência da Série B

Novo treinador terá a missão de reabilitar o time alviverde na Série B, o qual ocupa a vice-lantera

  1. Publicado em 15/05/2023
Juventude anuncia o técnico Thiago Carpini para a sequência da Série B

O Departamento de Futebol confirmou, no sábado, dia 13, a contratação do novo treinador da equipe principal alviverde. Trata-se de Thiago Carpini, 38 anos, vice-campeão paulista com o Água Santa. O anúncio ocorreu após a derrota diante do Mirassol por 1 a 0, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O novo comandante terá a missão de reabilitar o alviverde na tabela de classificação, uma vez que o time de Caxias do Sul ocupa a penúltima colocação da competição nacional.

 

Natural de Valinhos, no interior de São Paulo, Carpini é um ex-atleta que atuou como zagueiro e volante em equipes como Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Guarani, América-RN e Caldense, além de passagens pela Grécia e China.

 

Em 2017, pendurou as chuteiras e passou a se dedicar aos estudos para se tornar treinador, tendo concluído cursos da CBF e da AFA. Em 2018, teve a primeira experiência como membro de comissão técnica, onde foi auxiliar no XV de Piracicaba (SP). Na mesma função, em 2018, Thiago trabalhou no Botafogo-PB em uma campanha histórica, sendo finalista da Copa do Nordeste.

 

Em 2019, transferiu-se para o Guarani, ainda como auxiliar técnico. Entretanto, recebeu a oportunidade de comandar a equipe permanentemente em uma missão de recuperação na Série B do Brasileiro, tirando o Bugre da zona do rebaixamento e garantindo a permanência da equipe na competição.

 

Após o Guarani, Carpini teve uma breve passagem pelo Oeste, até chegar na Inter de Limeira para a disputa do Paulistão 2021. A equipe do interior, sob o comando do treinador, chegou às quartas de final após 35 anos. No mesmo ano, Thiago Carpini aproveitou o intervalo sem jogos e realizou estudos em clubes europeus, como Barcelona, Atlético de Madrid e Benfica.

 

O mesmo feito de levar equipes menores às quartas de final do Paulistão veio a se repetir com o Santo André, em 2022. No segundo semestre, assumiu o comando da Ferroviária para a disputa da Copa Paulista. Depois da breve passagem pela Ferrinha, Carpini recebeu o convite para assumir o Água Santa. O projeto envolvia a reta final da Copa Paulista e montagem do elenco para a disputa do Paulistão deste ano.

 

No Água Santa, foi o responsável por comandar o clube no maior feito de sua história: o vice-campeonato paulista. Ao longo do torneio, Carpini atingiu 61% de aproveitamento, com sete vitórias em 12 jogos, sendo escolhido o melhor treinador do Paulistão.

 

Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude

Galeria de fotos