Jogadoras do América-MG fazem boletim de ocorrência e árbitro assistente é afastado por denúncia de assédio sexual

Assistente teria proferido palavras e piadas de cunho sexual no rádio comunicador.

  1. Publicado em 24/03/2025
Jogadoras do América-MG fazem boletim de ocorrência e árbitro assistente é afastado por denúncia de assédio sexual

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (23), o afastamento do árbitro assistente Claiton Timm, do Rio Grande do Sul, após denúncias de assédio sexual feitas por quatro jogadoras do América Mineiro. O caso ocorreu durante o empate entre Juventude e América Mineiro, por 1 a 1, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, em partida realizada no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

De acordo com as denúncias registradas pelas atletas do América Mineiro, Timm teria proferido palavras e piadas de cunho sexual enquanto se comunicava via rádio com os outros membros da equipe de arbitragem durante o jogo. A situação foi registrada logo após o término do jogo, quando as jogadoras do time mineiro decidiram formalizar o ocorrido, prestando boletim de ocorrência e denunciando a conduta do árbitro assistente.

A CBF, por meio de nota oficial, afirmou que tomará as medidas necessárias para apurar a denúncia, solicitando à Polícia e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma investigação rigorosa sobre o caso. Caso a culpabilidade de Claiton Timm seja comprovada, ele será banido do esporte, conforme a confederação.

O América Mineiro também se manifestou publicamente sobre o episódio e informou que enviará um ofício à CBF nesta segunda-feira (24), solicitando medidas mais duras para evitar a repetição de situações semelhantes. O Juventude, por sua vez, expressou sua solidariedade às atletas do América Mineiro e afirmou que espera que o caso seja apurado de maneira rigorosa. 

Confira a nota oficial do Juventude:

Diante do relato de atletas do América MG, que alegam assédio por parte de um membro da equipe de arbitragem, após a partida que marcou a estreia na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, o Esporte Clube Juventude vem a público prestar solidariedade às Spartanas e condenar com toda a veemência os atos relatados.

O E.C. Juventude espera que as autoridades possam apurar o caso de forma rigorosa. O Clube também se coloca à disposição para auxiliar no que for possível para que haja a elucidação dos fatos.

Galeria de fotos