Gauchão terá mudanças na fórmula de disputa em 2020

Equipes participantes deverão ser divididas em dois grupos

  1. Publicado em 21/05/2019
Gauchão terá mudanças na fórmula de disputa em 2020 Foto: Kévin Sganzerla

O Campeonato Gaúcho de 2020 terá uma nova fórmula de disputa. Por conta da diminuição de datas disponíveis para a realização dos estaduais, por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou que o Campeonato Gaúcho passará por mudanças para o próximo ano. Uma delas é a divisão das equipes participantes em dois grupos. 

A única confirmação é que as 12 equipes participantes serão divididas em dois grupos. Como serão dois turnos, há a possibilidade de cruzamento entre as equipes de chaves diferentes. Nesta nova fórmula, os dois últimos colocados de cada grupo serão rebaixados à Divisão de Acesso. 

A FGF ainda está avaliando como serão as próximas fases após a fase de grupos. A primeira possibilidade é que os dois melhores times de cada chave avancem para a semifinal, já uma segunda possível fórmula é que os primeiros colocados de cada grupo façam a final do Campeonato Gaúcho. 

Por determinação da CBF, serão liberadas 16 datas para a realização dos estaduais em todo o Brasil, duas a menos que o Gauchão do ano passado. Ao contrário do que foi cogitado anteriormente, a dupla Grenal vai participar da competição estadual desde o início. Em 2020, o Gauchão será composto por Grêmio, atual campeão, Internacional, Caxias, Juventude, Brasil de Pelotas, Pelotas, Novo Hamburgo, Aimoré, São Luiz, São José, Esportivo e Ypiranga. 

Galeria de fotos