De virada, Esportivo vence o Guarani-VA e larga em vantagem na briga pelo acesso

Equipe Alviazul conquistou a vitória pelo placar de 2 a 1, e agora joga por em embate no confronto de volta para subir à elite

  1. Publicado em 05/05/2019
De virada, Esportivo vence o Guarani-VA e larga em vantagem na briga pelo acesso Foto: Kévin Sganzerla

Em partida com um ambiente que fez jus à importância do confronto, somado com as condições climáticas adversas que aumentaram a dificuldade dentro das quatro linhas, o Esportivo conquistou a vantagem na briga pelo acesso à elite do futebol gaúcho. A equipe de Bento Gonçalves derrotou o Guarani-VA, de virada, pelo placar de 2 a 1, pelo jogo de ida da semifinal da Divisão de Acesso, realizado neste domingo, dia 5, no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires. 

O técnico Carlos Moraes colocou em campo a equipe titular que esteve presente em praticamente toda a primeira fase da competição estadual, contando com o retorno do lateral Jackson e do meia Robert. Com a forte chuva que deixou o campo bastante pesado, a bola área foi a principal arma explorada por ambas as equipes, porém de forma mais efetiva pelo lado do Esportivo. 

Foto: Kévin Sganzerla

1ª Tempo:

Diante de um grande público e debaixo de muita chuva, Guarani-VA e Esportivo protagonizaram um verdadeiro confronto de Divisão de Acesso, com um forte embate a cada dividida e com chances claras de gol para ambos os lados. A primeira oportunidade foi dos donos da casa, com Felipe Tchelé finalizando de fora da área, à direita do gol. Logo depois, Sampson experimentou de longe, obrigando Jonatas a fazer grande defesa. O Esportivo respondeu com Jackson, que chegou por trás da defesa adversária, mas arrematou para fora. 

O gramado pesado dificultou as jogadas em velocidade de ambas as equipes, porém foi justamente no contra-ataque que surgiu o primeiro gol da partida. Aos 34 minutos, em jogada de velocidade, Yuri recebeu livre na entrada da grande área, finalizou forte e contou com a ajuda da trave para balançar as redes e abrir o placar da partida para a equipe da casa, 1 a 0. 

Com o prejuízo no placar, o Esportivo pressionou o Guarani-VA em busca do empate. Em cobrança de falta, Nunes cabeceou e Villa fez grande defesa para impedir o gol. O Guarani-VA chegou forte mais uma vez ao ataque com Juninho, finalizando na trave, quase ampliando a vantagem. Aos 43 minutos, após bate-rebate na área, a bola sobrou com Athos que, com tranquilidade, tirou da defesa e do goleiro para empatar a partida, 1 a 1.

Foto: Kévin Sganzerla

2º Tempo:

Na etapa final, o Esportivo continuou com maior volume de jogo assim como nos minutos finais do primeiro tempo. Em cruzamento de Xaro, Athos cabeceou e Villa fez mais uma defesa para salvar os donos da casa. Pouco depois, em cobrança de falta de Athos, Jonas subiu mais alto que a defesa adversária e balançou as redes, virando o placar para o Esportivo, 2 a 1. 

Após o gol, o Guarani-VA se jogou para o ataque visando reagir na partida, no entanto a equipe da casa encontrava dificuldades para quebrar a sólida defesa do Esportivo. Em um dos lances de ataque, a equipe reclamou de um possível pênalti não marcado pela arbitragem, o que fez os ânimos exaltarem dentro de campo. O Esportivo procurava cadenciar a partida, enquanto o Guarani-VA buscava através da velocidade o gol de empate, porém esbarrando na defesa Alviazul. 

Jonas levou a melhor no alto e virou o placar para o Esportivo/Foto: Kévin Sganzerla

Nos minutos finais, Yuri foi expulso após chutar o jogador do Esportivo que estava deitado no chão, resultando em uma pequena confusão dentro das quatro linhas. Com um a menos, a equipe do Guarani-VA não conseguiu reagir na partida, terminando o jogo com placar de 2 a 1 para a equipe bento-gonçalvense, obtendo uma importante vantagem para o jogo de volta.

Para o segundo confronto da decisão valendo o acesso, o Esportivo joga por um empate para subir à elite. O jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso ocorre no próximo domingo, dia 12, às 16h, na Montanha dos Vinhedos. 

Ficha da partida:

Guarani-VA: Villa, Peixoto (Negueba), Negretti, Saulo e Augusto; Bruno, Sampson, Yuri e Juninho; Felipe Tchelê e André - Técnico: Leocir Dall'Astra

Esportivo: Jonatas, Cleiton, Gullithi e Jonas; Xaro, Nunes, Robert, Jackson e Athos (Diego Torres); Toni Júnior (Gustavo Xuxa) e Zulu (Nena) - Técnico: Carlos Moraes

Gols: Yuri 34' 1T (GUA), Athos 43' 1T (ESP) e Jonas 5' 2T (ESP)

SEMIFINAIS - Jogos de ida:

Ypiranga 0 x 1 Glória 

Guarani-VA 1 x 2 Esportivo

Galeria de fotos