Deputado Pasin foi o convidado da 2ª edição do Assado FML
-
17 minutos atrás
Com aprovação dos vereadores, coordenadores de Serviços de Convivência poderão ser contratados pela prefeitura
O objetivo do PLO é a contratação administrativa, temporária e emergencial de sete cargos na categoria funcional de Supervisor Técnico de nível superior. “A necessidade temporária de excepcional de interesse público para contratação administrativa, temporária e emergencial do cargo, se faz necessária para que exerçam a coordenação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Proteção Social Básica, serviço este vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES)”, pontua o PLO.
O líder de governo na Casa, Duda Pompermayer (Progressistas), pediu apoio dos colegas à matéria. “Desde o ano passado o pessoal dos Serviços de Convivência está ‘se virando’ para dar conta do trabalho sem os coordenadores. Então, essa lei, agora, vem para autorizar a contratação de sete coordenadores para os Serviços de Convivência e poder continuar o excelente trabalho feito”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um vinculado à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O SCFV realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, explica o projeto.
Atualmente, Bento Gonçalves conta com seis SCFVs, que atendem a faixa etária dos quatro aos 17 anos: CECI, AABB Comunidade, Balão Mágico, Carrossel da Esperança, SEST/SENAT e Toquinha da Amizade, além de um projeto para abertura do sétimo serviço.
A contratação é temporária, podendo durar até 10 meses. Os contratados deverão ter formação acadêmica em Política de Educação e/ou Assistência Social. A carga horária é de 40 horas semanais.