Esportivo realiza primeiro teste preparatório visando a Divisão de Acesso 2025
-
9 dias atrás
Os jovens da Serra Gaúcha terão a oportunidade de vivenciar e participar de um modelo de ensino e formação de basquete igualmente utilizado pelos norte-americanos e que os consagraram como a maior potência da modalidade. O município de Caxias do Sul agora conta, a partir desta semana, com um programa de basquete chancelado pela NBA, maior liga de basquete do mundo: o NBA Basketball School.
O projeto, que tem como objetivo a formação e o ensino do basquete nos mesmos moldes que nos Estados Unidos para jovens de 6 a 18 anos de idade. O núcleo que possui a chancela da NBA é um entre os três abertos no Rio Grande do Sul, que conta também com programas em Cachoeirinha e em Porto Alegre. No Brasil, há um total de 32 núcleos com a chancela da NBA.
O programa, que tem como objetivo qualificar fundamentos e performances dos participantes, será comandado pelo ex-técnico do Caxias Basquete, Rodrigo Barbosa, o qual conta com um ginásio próprio para as atividades: o Rodrigo Barbosa Basketball Coach, localizado na Rua Marechal Floriano, 1098, no Bairro São Pelegrino. O ginásio possui uma proposta distinta de espaço, contando com a quadra onde acontecem as aulas do programa, espaço para alongamento e treinamentos específicos e espaço para treinamento funcional por meio do basquete.
Para Rodrigo Barbosa, a contemplação do programa para a cidade de Caxias do Sul enaltece o trabalho realizado nos anos anteriores, sobretudo com a ascendência do Caxias Basquete.
- Isso pesa muito na nossa cidade que respira o basquete, pois hoje temos tranquilamente mais de 500 crianças praticando basquete em vários locais, é uma cidade que aprendeu a gostar de basquete. Você trazer uma marca como essa qualifica e mostra que tudo que foi feito antes tem um valor muito grande - comentou o treinador em entrevista para a Gaúcha Serra.
Porém, o ginásio não estará aberto somente para os integrantes do projeto. Pessoas de qualquer idade podem fazer parte das aulas e alugar a quadra para a realização de jogos. O espaço exclusivo para a modalidade vai atender, além das crianças e jovens do programa, a comunidade em geral que deseja conhecer e praticar basquete.