Esportivo realiza primeiro teste preparatório visando a Divisão de Acesso 2025
-
9 dias atrás
Um dos maiores entusiastas do voleibol do Rio Grande do Sul e ex-vereador da Capital Brasileira do Vinho, Clemente Mieznikowski, mais conhecido como Professor Clemente, faleceu, aos 66 anos, na manhã deste sábado, 12 de novembro, na Santa Casa, em Porto Alegre. Ele lutava há vários meses contra um câncer e acabou não resistindo à doença. O velório acontece a partir das 15h, nas Capelas São José.
O Professor Clemente foi um dos precursores do voleibol profissional de Bento Gonçalves e ajudou a colocar a cidade no cenário nacional da modalidade. Desde jovem comandava uma equipe de vôlei no Colégio Aparecida, ao final da década de 1970. Posteriormente, foi convidado a treinar a base do Esportivo, revelando diversos atletas para o voleibol profissional. Incentivado pelo ex-treinador da Seleção Brasileira, Bebeto de Freitas, Clemente dedicou a sua vida a ensinar e fomentar o esporte em Bento Gonçalves para crianças e adolescentes.
Na supervisão do departamento profissional do clube, Clemente, ao lado do técnico Francisco Ferreira, estiveram à frente da primeira conquista estadual do Esportivo, em 1997. Posteriormente, contando majoritariamente com atletas oriundos de Bento Gonçalves, o clube ingressou de forma inédita à Superliga, na temporada 1998/1999.
No Bento Vôlei, o Professor Clemente, formado em educação física, com pós-graduação em Treinamento Esportivo e técnico nível 3 pela Confederação Brasileira de Voleibol, foi um dos idealizadores do projeto Sacada Solidária, que fomentou o esporte para centenas de crianças em Bento Gonçalves.
Na política, Clemente foi vereador de Bento Gonçalves a partir de 2013, sendo o parlamentar mais votado naquela eleição. Recentemente, em 2019, foi nomeado como Coordenador-Geral do Departamento de Desenvolvimento de Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania.
A experiência de 34 anos dedicados ao voleibol rendeu um livro, intitulado como “Processo de ensino do voleibol: uma nova abordagem”, escrito ao lado do professor de voleibol da UCS, Renato Acosta Duarte. A obra teve como objetivo apresentar o processo e a metodologia criada por ambos os profissionais para o ensino da modalidade.