• Home › notícias › Outros

Amigos de infância na Argentina voltam a vestir a mesma camisa no Farrapos

Facundo Flores e Erick Iglesias atuaram juntos pela primeira vez no Brasil, já levantando a taça de campeão gaúcho

  1. Publicado em 17/07/2018
Amigos de infância na Argentina voltam a vestir a mesma camisa no Farrapos

Mais de 20 anos se passaram e aqueles garotos que iniciaram a jogar rugby desde os quatro anos de idade na Argentina, amigos quase que inseparáveis de infância, se reencontraram no Farrapos, porém desta vez, dividindo o mesmo lado do campo no Brasil. Facundo Flores e Erick Iglesias Valdez voltaram a jogar lado a lado na equipe bento-gonçalvense, assim como aconteceu brevemente no Universitário de San Miguel de Tucumán, cidade onde nasceram e clube onde iniciaram suas carreiras na modalidade.

Confira a reportagem em Espanhol clicando no título: Amigos de infancia en Argentina vuelven a jugar juntos en Farrapos

Erick e Facundo estiveram envolvidos com o rugby desde os quatro anos de idade. As famílias de ambos os atletas fizeram parte da história da equipe do Universitário Rugby Club. O avô de Erick foi presidente do clube, enquanto que seu irmão também atuou na equipe, sendo posteriormente convocado para a Seleção da Argentina, os Pumas. Já na família de Facundo, seu pai e seus três irmãos jogaram no Universitário.

Famílias de Facundo Flores e Erick estiveram diretamente ligadas com o Universitário Rugby Club

Na época, Erick e Facundo já eram amigos quando atuavam na base do clube, porém só jogaram juntos quando chegaram à equipe principal. “Nas categorias formativas de base, nos conhecemos desde os seis anos, já éramos amigos, mas não jogávamos juntos na mesma categoria de base. Depois da M19, tive o meu “debut” (estreia) na primeira divisão e estava jogando o Facundo no time, aí jogamos pela primeira vez juntos”, comenta Erick.

Santi Iglesias Valdez (irmão de Erick), Facundo Flores e Erick Iglesias Valdez

Erick e Facundo tiveram poucas oportunidades de entrar em campo juntos na equipe. Depois de seu período no Universitário, Facundo Flores já estava despontando na equipe principal e se transferiu para o Cardenales, equipe também  sediada em San Miguel de Tucumán. A partir daí os atletas só se reencontraram dentro das quatro linhas como adversários, tanto na Argentina como no Brasil.

Erick chegou ao Brasil em 2016, com passagens pelo Niterói e pelo Band Saracens, sendo campeão da Taça Tupi de 2017. Facundo Flores, por sua vez, chegou em 2014 no país, se transferindo para o Curitiba Rugby, onde teve atuações de destaque, principalmente na competição nacional. Facundo chegou ao Farrapos em 2016, e neste ano convenceu Erick a se juntar à equipe Alviverde, voltando a dividir o mesmo lado do campo na equipe bento-gonçalvense.

Erick estreou no Farrapos em partida válida pelo Campeonato Gaúcho, contra a equipe do Serra Gaúcha Rugby, em Caxias do Sul. Além disso, logo em seu primeiro ano, Erick levantou a taça de campeão gaúcho ao lado do amigo de infância, sondo titular da equipe ao lado de Facundo durante todo o campeonato. “Jogar com Erick é muito bom porque somos amigos desde crianças, amigos a mais de 20 anos. Jogamos vários jogos contra quando fui para o Cardenales e depois quando ele foi para o Niterói. Agora a gente começou a jogar juntos no Farrapos e já fomos campeões gaúchos de 2018. Agora nosso objetivo é o Super 16 e estamos focados muito nisso”, explica Facundo.

Foto: Kévin Sganzerla

Com Facundo ao seu lado dentro de campo, Erick se adaptou ao clube de forma bastante rápida por ter diversos amigos no grupo de atletas do Farrapos. Para ele, todos os jogos ao lado do seu amigo de infância são especiais. “O primeiro sentimento de atuar ao lado do Facundo foi meio estranho. Eu pensava muito, será que vou conseguir me conectar com ele dentro de campo? Tanto o primeiro jogo, que foi em Caxias, quanto o último que foi a final, para mim sentimentalmente foi uma coisa muito legal. Aquele jogo em Caxias eu acho que foi o meu pior jogo, por não estar habituado taticamente, pela falta de ritmo, mas tinha aquele tempero especial de que seu estava jogando do lado dele”, comenta Erick.

 Agora, ambos os atletas compartilham de um mesmo objetivo no clube: levantar a taça do Super 16 e se tornar campeão brasileiro de Rugby. Para isso, contam com a grande parceria dentro de campo e com o incentivo do grupo de atletas para que o Farrapos conquiste o título inédito e os amigos de infância, se reencontrando no Brasil e dividindo o mesmo lado do campo, ajudem com “sus manos” a levantar a tão almejada taça do Super 16.

Confira a reportagem em Espanhol clicando no título: Amigos de infancia en Argentina vuelven a jugar juntos en Farrapos

Galeria de fotos